Ads 468x60px

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Resumos - Mesa Estoicismo

Prof. Eduardo Boechat (UFRJ)
Os Estoicos e a vida após a morte

A apresentação seria baseada no capítulo Eschatology da minha tese de doutorado ‘Manilius and Posidonius’ Worldview’. A questão do destino das almas após a morte sempre foi uma parte integrante da física e ética da escola estoica. Fragmentos dos estoicos mostram que esses concebiam a morte como a separação dos elementos que compunham o ser. Percebe-se também que autores estoicos do 1º século AC elaboraram um sistema complexo a respeito do trajeto das almas. Afinal, críticas do epicurista Lucrécio mostram que o assunto foi amplamente debatido nos círculos filosóficos helenísticos.

Fernanda Oliveira (UFF)
O exercício do desejo e a preparação para a morte em Epicteto

A apresentação será baseada no trecho do Manual (Va), em que Epicteto afirma que a opinião sobre a morte, e não a própria morte, é que é terrível. A partir desse ponto, procurarei mostrar como os exercícios de ascese, em especial o do desejo, são os meios pelos quais a pessoa pode se libertar do medo da morte, modificando sua opinião a respeito dela por entender que ela não é um mal, mas sim, indiferente.

Henrique Almeida (UFF)
A física como exercício para a morte em Epicteto e Marco Aurélio.


Em Epicteto e Marco Aurélio, os dois últimos grandes representantes da tradição estoica, encontramos exemplos claros de como a filosofia era vista na antiguidade como um trabalho sobre si com a meta de transformar a vida daquele que filosofa em direção à vida feliz, a eudamonia. Epicteto comparava o filósofo com um atleta, e via a filosofia como um exercício não apenas feito durante as aulas, mas principalmente no encontro com as várias situações e objetos da vida no dia a dia. A lógica, a ética e a física, são consideradas não apenas partes da divisão tradicional da doutrina estoica, mas também partes de um exercício vital para a assimilação do princípio fundamental do estoicismo. Considerada tradicionalmente como parte central da filosofia estoica, a física ou estudo da natureza se destaca em Epicteto e em Marco Aurélio na medida em que funciona como base para vários tipos de exercício, entre eles o da morte. Ao compreender a physis, a Natureza que não é separada de Deus, o filósofo é capaz de aceitar a morte, abrindo mão do desejo pelo que não está sob seu comando.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Blogger Templates